Em 30 de setembro de 1956 foi divulgado oficialmente através do Edital publicado no
Diário Oficial da União, o Concurso Nacional do Plano Piloto da Nova Capital do Brasil contendo todas as normas a serem seguidas pelos arquitetos e urbanistas para o projeto do Plano Piloto da futura capital brasileira. Participaram do concurso 41 projetos apresentados por 26 concorrentes e dentre eles foram classificados 5 projetos com as seguintes características: 7 unidades urbanas circulares com núcleos autosustentáveis e para se andar a pé; Edifícios residenciais gigantescos com centenas de metros de altura, etc. Sendo que o projeto vencedor não passava de esboços feitos a mão e que chegava a causar constrangimento, mas se destacou pelo detalhamento do memorial descritivo-justificativo do arquiteto Lúcio Costa. Tal projeto nasceu do gesto primário do sinal da cruz, onde se tinha no maior eixo (eixão) a função circulatória e residencial nas superquadras; Enquanto que no menor eixo foi destinada a função monumental e administrativa, e no cruzamento dos dois eixos estariam o centro cívico, cultural, comercial e de diversões. Segundo Otto Lara Resende, “Brasília foi produto de uma conjugação de quatro loucuras: a de Juscelino, a de Israel Pinheiro, a de
Oscar Niemeyer e a de Lúcio Costa.”
On September 30, 1956 was officially released by notice published in the Official Gazette, The National Contest of the Pilot Plan of the new capital of Brazil with all the rules to be followed by architects and planners for the project's master plan for the future capital of Brazil. 41 projects entered the competition presented by 26 competitors and they were ranked among five projects with the following characteristics: 7 units urban cores with circular self-sustaining and to walking; huge residential buildings with hundreds of feet high, etc.Since the winning project was merely sketches out and I came to cause embarrassment, but stood by detailing the memorial descriptive evidence of the architect Lucio Costa. This project grew out of the primary gesture of the sign of the cross, where he had the longest axis (Big Axle) and circulatory function in residential superblocks; While in the minor axis was designed to function monumental and administrative, and the intersection of the two axes were the civic, cultural, shopping and entertainment. According to Otto Lara Resende, "Brasilia was the product of a combination of four follies: the Juscelino of the Israel Pinheiro, the Oscar Niemeyer and Lúcio Costa."
Diário Oficial da União, o Concurso Nacional do Plano Piloto da Nova Capital do Brasil contendo todas as normas a serem seguidas pelos arquitetos e urbanistas para o projeto do Plano Piloto da futura capital brasileira. Participaram do concurso 41 projetos apresentados por 26 concorrentes e dentre eles foram classificados 5 projetos com as seguintes características: 7 unidades urbanas circulares com núcleos autosustentáveis e para se andar a pé; Edifícios residenciais gigantescos com centenas de metros de altura, etc. Sendo que o projeto vencedor não passava de esboços feitos a mão e que chegava a causar constrangimento, mas se destacou pelo detalhamento do memorial descritivo-justificativo do arquiteto Lúcio Costa. Tal projeto nasceu do gesto primário do sinal da cruz, onde se tinha no maior eixo (eixão) a função circulatória e residencial nas superquadras; Enquanto que no menor eixo foi destinada a função monumental e administrativa, e no cruzamento dos dois eixos estariam o centro cívico, cultural, comercial e de diversões. Segundo Otto Lara Resende, “Brasília foi produto de uma conjugação de quatro loucuras: a de Juscelino, a de Israel Pinheiro, a de
Oscar Niemeyer e a de Lúcio Costa.”
On September 30, 1956 was officially released by notice published in the Official Gazette, The National Contest of the Pilot Plan of the new capital of Brazil with all the rules to be followed by architects and planners for the project's master plan for the future capital of Brazil. 41 projects entered the competition presented by 26 competitors and they were ranked among five projects with the following characteristics: 7 units urban cores with circular self-sustaining and to walking; huge residential buildings with hundreds of feet high, etc.Since the winning project was merely sketches out and I came to cause embarrassment, but stood by detailing the memorial descriptive evidence of the architect Lucio Costa. This project grew out of the primary gesture of the sign of the cross, where he had the longest axis (Big Axle) and circulatory function in residential superblocks; While in the minor axis was designed to function monumental and administrative, and the intersection of the two axes were the civic, cultural, shopping and entertainment. According to Otto Lara Resende, "Brasilia was the product of a combination of four follies: the Juscelino of the Israel Pinheiro, the Oscar Niemeyer and Lúcio Costa."
Nenhum comentário:
Postar um comentário