Esta pesquisa bibliográfica tem como por objetivo uma reflexão a cerca da importância que o Catetinho, primeira residência oficial em Brasília, desempenhou no episódio da construção da referida cidade, constituindo um dos eixos temáticos que compõem o trabalho intitulado Brasília, um olhar alternativo, proposto nas aulas da disciplina de Metodologia Científica, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba, compreendendo o período 2010.1. O tema é abordado com base em uma narrativa histórica, que se refere ao Catetinho como sendo uma influência primordial na realização do plano de construção de Brasília.
13 abril 2011
Artigo - Joaquim Cardozo, poeta do concreto
Joaquim Cardozo nasceu no Recife, em 26 de agosto de 1897. Foi engenheiro calculista e poeta, carreira começada ainda no Ginásio Pernambucano, em 1913. Formou-se engenheiro na Escola de Engenharia do Recife, onde mais tarde foi professor, e também atuou como um dos fundadores da escola de Belas Artes do Recife. Trabalhando com Niemeyer na construção de Brasília, destaca-se nos projetos da Catedral, do Congresso Nacional e do Palácio da Alvorada. Faleceu em 1978, aos 81 anos em Olinda.
O Eixo Monumental encontra-se no centro do Plano Piloto de Brasília e é conhecido como o corpo do avião. Ao longo dele situam-se diversos monumentos projetados por Oscar Niemeyer dentre eles destacamos: o Palácio de Itamaraty, a Catedral de Brasília e o Congresso Nacional. O Palácio Itamaraty sedia o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, localiza-se na Esplanada dos Ministérios. Um edifício de planta quadrada, com quatro fachadas iguais, formadas por uma sucessão de arcos e rodeadas por um espelho d’água e possui um acervo com obras de arte clássicas e modernas. A catedral de Brasília encanta a todos, foi construída numa forma nada convencional para uma catedral, com 16 colunas de concreto e incluindo obras de grandes nomes como vitrais de Marianne Perreti e cerâmicas de Athos Bulcão. O prédio do Congresso Nacional, como todos os prédios citados, foi projetado por Oscar Niemeyer e está localizado em uma das avenidas mais conhecidas de Brasília. Possui duas semi-esferas e duas torres, formando um H, que abrigam o Senado e a Câmara dos deputados.
O objetivo dessa dissertação é relembrar, analisar rapidamente os quatro projetos melhores colocados no Concurso Nacional do Plano Piloto da Nova Capital do Brasil, realizado em 1956, além de especificar algumas peculiaridades do Edital. Todos os projetos têm pontos interessantes. Observa-se, em decorrência dessa pequena análise, o espírito daquela época, que foi um período de grande importância para a produção arquitetônica brasileira, marcando-se a construção e o registro de uma cultura urbanística nacional, marcada pela grande variedade de referências. É interessante notar como as propostas representavam o otimismo desenvolvimentista daqueles anos.
Artigo - Burle Marx
A pesquisa Roberto Burle Marx: A natureza domada, objetiva apresentar a vida e a obra do consagrado paisagista/pintor, destacando seus trabalhos paisagísticos em Brasília, além de sua relação multidisciplinar com a pintura, botânica e tantas outras áreas do conhecimento em que atuava. Através de uma pesquisa bibliográfica notou-se que na capital do país ele sintetizou suas características modernas, como o uso recorrente de cores, plantas nativas e água, apenas em obras pontuais que dialogavam harmonicamente com a arquitetura proposta por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. No entanto, percebeu-se que apesar do importante legado seus jardins têm sofrido com o descaso e incompreensão o que os leva ao abandono.
Artigo - Athos Bulcão
Athos Bulcão foi um renomado pintor, escultor, arquiteto, desenhista e mosaicista brasileiro. Sua trajetória artística é especialmente consagrada ao público em geral. Não ao que freqüenta museus e galerias , mas ao que entra acidentalmente em contato com sua obra, quando passa para ir ao trabalho, à escola ou simplesmente passeia pela cidade, impregnada pela sua obra, que "realça" o concreto da arquitetura de Brasília. Athos Bulcão é o artista de Brasília! As obras que lá realizou foram feitas para o convívio com a população e carregam a consideração por esta cidade e seus habitantes.
Artigo - Marianne Perretti
Marianne Peretti é uma artista plástica brasileira nascida em Paris e radicada no Brasil. Se instruiu na Europa onde estudou desenho e pintura na École des Arts Décorratifs e na Academie de La Grande Chaumiére, em Montparnasse. Viajou pela Europa e veio morar definitivamente no Brasil (1956). Especialista na arte do vidro e ferro, Marianne contribuiu intensamente para a visualidade moderna de Brasília. Trabalhou em vários projetos em parceria com Oscar Niemeyer, entre os quais destacam-se os vitrais da Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida e do Memorial JK e o painel do Palácio do Jaburu
Artigo - Candangos, a história não contada
Candangos são as pessoas que participaram da construção de Brasília, oitenta mil trabalhadores braçais, unidos a partir do ideal de construir - literalmente - o progresso. Oriundos de várias partes do Brasil, mas principalmente do Nordeste, vieram fugidos de uma grande seca e em busca de melhor condição de vida. No entanto, não foi essa realidade que encontraram, trabalharam 18 horas por dia e sofreram extremos maus tratos.
Artigo - Cidades Satélites, da ordem ao caos
As cidades-satélites são regiões sem autonomia política, localizadas no entorno de Brasília, que contam com serviços básicos de educação, saúde e lazer. Surgiram juntamente com a construção da capital do Brasil para abrigar os operários que trabalhavam na mesma, dessa forma, são também chamadas de cidades-dormitório, mas ao longo do tempo foram também sendo ocupadas por imigrantes que iam para Brasília na tentativa de construir seus sonhos e se deparavam com a realidade de não terem condições de morar no plano piloto e nem serem aceitos na capital. Ao todo, são 18 cidades-satélites e entre as principais estão Taguatinga, Ceilândia e Sobradinho. Eram cidades que, assim como Brasília, deveriam ter sido projetadas, mas o crescimento delas foi rápido e desordenado, por isso, enquanto Brasília conserva a ordem e a beleza, restou para as cidades-satélites a frustração e o caos.
Artigo - Sintese de Culturas
A síntese de culturas da capital federal brasileira, objeto do nosso estudo, mostra como heterogêneo é nosso país e como esta característica é evidente em Brasília, garantindo-lhe isto como uma marca própria. O como e o por que de tamanha miscigenação, os traços marcantes das culturas que originaram esta nova cultura brasiliense e a formação de seu povo serão trabalhados neste artigo.
Eixo Monumental - passado e presente
O Eixo Monumental encontra-se no centro do Plano Piloto de Brasília e é conhecido como o corpo do avião. Ao longo dele situam-se diversos monumentos projetados por Oscar Niemeyer dentre eles destacamos: o Palácio de Itamaraty, a Catedral de Brasília e o Congresso Nacional. O Palácio Itamaraty sedia o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, localiza-se na Esplanada dos Ministérios. Um edifício de planta quadrada, com quatro fachadas iguais, formadas por uma sucessão de arcos e rodeadas por um espelho d’água e possui um acervo com obras de arte clássicas e modernas. A catedral de Brasília encanta a todos, foi construída numa forma nada convencional para uma catedral, com 16 colunas de concreto e incluindo obras de grandes nomes como vitrais de Marianne Perreti e cerâmicas de Athos Bulcão. O prédio do Congresso Nacional, como todos os prédios citados, foi projetado por Oscar Niemeyer e está localizado em uma das avenidas mais conhecidas de Brasília. Possui duas semi esferas e duas torres, formando um H, que abrigam o Senado e a Câmara dos deputados.
Oscar Niemeyer - Uma lenda viva
Oscar Niemeyer, carioca, nascido em 1907. Formou-se como Arquiteto e Engenheiro na Escola Nacional de Belas Artes em 1934. Em seguida começou a estagiar no escritório de Lúcio Costa e Carlos Leão, local que lhe abriu as portas para o reconhecimento. Após a construção da sede do Ministério de Educação e Saúde, com consultoria de Le Corbusier, foi convidado para projetar o Conjunto de Pampulha (BH) e em seguida a nova capital do Brasil: Brasília. Sendo este, o projeto com o qual alcançou o ápice do seu prestígio internacional.
Artigo - Plano Piloto de Brasília
O nascimento de uma cidade, jamais é de forma casual, a nova capital do Brasil, surgiu de um esforço mútuo , com uma proposta ousada e encantadora. O projeto urbanístico de Brasília exibe detalhes impressionantes, fruto de um urbanista-pensador, que a partir dos rabiscos em forma de cruz, deu poder a imaginação e com sua experiência, pôs em prática as mais diversas teorias urbanísticas da época, mais que isso, transformou-o num projeto atemporal, que atrai visitantes durante todo o ano. As características morfológicas são apresentadas de forma a contextualizar e situar o leitor mostrando a sua finalidade; os aspectos projetivos existentes são aqui explorados com o intuito de discutir as necessidades que a capital de um país exige, com suas peculiaridades, debatendo sua nova postura meio século depois, já com o avanço da sociedade moderna; pensar a cidade não somente como histórica, mas como uma metrópole do futuro.